Em 2014 Portugal recebeu a sua primeira Comic Con uma iniciativa da CITY – Conventions In The Yard que consegui introduzir de forma formidável um conceito já com provas dadas noutros países e que se revelou um sucesso recebendo mesmo o “Prémio de Melhor Evento Cultural” de 2014. Mas se dúvidas havia estas ficaram totalmente desfeitas com a recente Comic Con Portugal 2015 que recebeu 53 mil pessoas, mais 21 mil pessoas que a primeira edição, consagrando definitivamente a Comic Con Portugal como o maior evento de Cultura Pop em Portugal e aquele evento anual ao qual amantes de Cinema, Séries, Anime, Manga e Videojogos não podem faltar.
Com um impressionante aumento de 65% de visitantes relativamente à edição anterior seria de esperar que a fluidez e orgânica da Comic Con Portugal 2015 sofresse mas tal não se verificou, bem pelo contrário, esta edição de 2015 da Comic Con Portugal conseguiu proporcionar uma melhor experiência para os visitantes que a edição anterior, mostrando que a organização está atenta às críticas e aprende rapidamente.
Este ano a área do evento foi aumentada para 45 mil metros quadrados o que permitiu uma melhor gestão dos espaços e a diminuição da sensação de aglomeração dos visitantes. A nova zona de alimentação revelou-se adequada não interferindo com a dinâmica do evento e onde os visitantes podiam recarregar energias nas bancas habituais neste tipo de eventos.
Se tivermos de destacar algo da Comic Con Portugal 2015 é a sua área dedicada aos videojogos, maior, com mais variedade e repleta de títulos, fez a delícia dos muitos visitantes e certamente atrairá ainda mais público na próxima edição, é uma área cheia de potencial a ser explorada pela organização, e se bem trabalhada pode facilmente tornar-se numa Lisboa Games Week a Norte. O destaque vai para a ASUS, XBOX e Nintendo.
O DeLorean, da trilogia Regresso ao Futuro, e o Tie Fighter X4, da saga Star Wars atraíram muitas atenções e são uma das imagens de marca do evento deste ano, bem como o armazém assombrado que teve uma forte adesão do público à procura de um pouco de terror.
Quanto a convidados a organização contou com alguns revés provocados pela mudança repentina da agenda de alguns atores sendo que a simpática Nathalie Emmanuel (Game of Thrones,Velocidade Furiosa 7, Maze Runner: The Scorch Trials) e o fantástico John Noble (Senhor dos Anéis, Fringe) acabaram por se tornar nos grandes nomes do evento.
Na área da Banda Desenhada e apesar da iniciativa Galardões BD que premeiam o que de melhor se faz na Banda Desenhada em Portugal é notório que esta é uma área de menor interesse para o grande público. Eventos como o Comic Con Portugal tentam sensibilizar o público para este nicho de mercado, mas será sempre um processo longo e difícil que requer muita persistência.
No ano passado a organização facilmente se terá apercebido do potencial do Cosplay e o ambiente que este cria na Comic Con Portugal pelo que não é de estranhar terem prestado mais atenção este ano aos cosplayers, aumentando o número de lugares do auditório para o concurso “Heróis do Cosplay” e até utilizando cosplayers para promover o evento.
Por estas e muitas mais razões a Comic Con Portugal não é o típico evento/exposição onde entram percorrem o recinto e saem, bem pelo contrário, o dinamismo é uma constante estando a acontecer ao mesmo tempo várias atividades diferentes pelo que monotonia é uma palavra que não faz parte do dicionário da Comic Con Portugal.
Aqui encontram algumas fotos do evento e mais tarde vamos publicar as já nossas fotos tradicionais com os cosplayers. O que acharam do Comic Con Portugal 2015?
Evento excelente, tem coisas a melhorar tal como disse o Raikko mas mesmo assim esteve excente. Estive lá só sábado e tenho pena de não ter aproveitado 100% desse dias nem ter ido os outros dias. Para o ano espero conseguir ir aos 3 dias 😀
Outra coisa que tive pena é de não vos ter encontrado por lá :v xD
Algum dia irei visitar Portugal!! Minha família tem origem no Norte de Portugal
Excelente evento,houve uma clara evolução em relação ao ano passado,sendo que existem coisas a melhorar,mas de longe o maior e interessante evento do género em Portugal estarei sempre presente!