Mais...
    InícioJapãoDeve o Japão anular a cláusula anti-guerra?

    Deve o Japão anular a cláusula anti-guerra?

    Deve o Japão anular a cláusula anti-guerra?

    Deve o Japão anular a cláusula anti-guerra? Esta pergunta está a ser amplamente discutida em terras nipónicas após o primeiro ministro japonês Shinzō Abe ter proposto a remoção do artigo 9 da constituição japonesa.

    A constituição foi escrita durante a ocupação dos Aliados, depois do fim da Segunda Guerra Mundial e o artigo 9 proíbe o Japão de manter forças militares e de se envolver em guerras para resolver disputas internacionais. Foi criada em 1950 a Polícia Nacional de Reserva sendo mais tarde transformada em Forças de Autodefesa do Japão pelo governo japonês em 1954. As Forças de Autodefesa do Japão foram divididas em três ramos militares: Força Terrestre de Autodefesa (Exército), Força Marítima de Autodefesa (Marinha) e Força Aérea de Autodefesa (Aeronáutica).

    Um dos críticos desta proposta é Toshio Suzuki produtor no Studio Ghibli que afirmou “Nós devíamos estar a proclamar o artigo 9, que trouxe paz ao Japão, ao resto do mundo” acrescentando “Eu duvido que a maioria das pessoas fora do Japão saiba que temos o artigo 9. Afinal de contas, temos uma força de autodefesa. Eles provavelmente sabem sobre isso. É por isso que temos que espalhar a palavra sobre a cláusula ao mundo. Esta paz que o Japão tem não teria sido possível sem ela”.

    O que acham, deve ou não o Japão ter um exército como todos os outros países?

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    11 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    11 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Zero
    Zero
    15 , Julho , 2019 0:53

    eu sabia do artigo 9 por causa do ghost in the shell que trata sobre o fato do japão não poder ter forças de exercito que não sejam direcionadas a defesa. o canselamento desssa clausula so vai mudar mesmo o fato de que vai mostrar para qualquer pais que caso eles tentem qualquer coisa eles estarão prontos para guerra ja que eles tem forças militares. sendo que com a população deles e completamente inutil entrar em qualquer tipo de guerra apesar deles terem vantagem economica

    Shini
    Shini
    15 , Julho , 2019 0:53

    EU conhecia esse Artigo, e acho-o louvavel, e que devia ser implementado globalmente. sincermente, a sociedade ja devia estar desenvolvida o suficiente, para tere um desgosto enorme pela guerra

    lorZ
    lorZ
    15 , Julho , 2019 0:53

    Desconhecia este artigo 9, mas aplaudo-o e gostava, não só que os japoneses mantivessem esse artigo, que os outros países também o adotasse. O mundo precisa de paz!

    Legadus
    Legadus
    Reply to  lorZ
    15 , Julho , 2019 18:06

    NUNCA HAVERÁ PAZ, e se chegar durará 3 anos e meio!!!

    KiraOzma
    KiraOzma
    15 , Julho , 2019 0:53

    Não. Não acho q deva anular a clasula. É verdade que muitos não sabem q tal clausula existe, mas como Suzuki Toshio referiu, essa clausula foi o q permitiu a paz no Japao. Essa clausula apenas impede a participação do Japão em conflitos fora do seu território, assim como um limite no armamento do próprio pais. Não vejo necessidade de destruir algo q contribui, não só para a paz, como para o crescimento do Japão. E isso tudo apenas para se juntar aos restantes “fanáticos da guerra” e na corrida para a destruição?? A escolha é do povo japones, mas espero bem que haja mais gente a pensar como Suzuki Toshio, e não entre nesse caminho de conflito e iminente destruição.

    Legadus
    Legadus
    15 , Julho , 2019 0:53

    Bem apesar da guerra ter sido culpa de um ditador louco (imperador no caso Japonês), na minha humilde opinião o Japão DEVE REMOVER SIM A CLÁUSULA, POIS A CHINA RUSSIA E EUA COM CERTEZA NÃO IRÃO ADERIR A ESSE ARTIGO 9 DELES, mas não apenas estes países mas tambem o resto do mundo não irá (exceto o Brasil comandado pelos PTralhas com medo de um outro golpe militar) o mundo caminha para um 3º Grande Guerra por recursos naturais e justamente nesse momento crucial eles querem enfraquecer as forças armadas mais ainda???? caso quem queira me criticar… acesse o site Voz da Russia e leia o artigo sobre o missil hipersônico que os Americanos e Russos estão a desenvolver, um projétil balistico capaz de viajar a mais de 6000 km/h destruindo os alvos apenas com a propria massa devido a força de impacto aumentada milhares de vezes (praticamente um meteorito ao entrar na Terra). Num futuro proximo aqueles que não forem capazes de se defendere se tornarão subservientes as Nações Fortes.
    Resumindo sou a favor da defesa da Nação, não da Guerra premeditada, intencional, ou qualquer outro tipo que se encaixe.

    Igor Gomes da Silva
    Igor Gomes da Silva
    15 , Julho , 2019 0:53

    Bom depende, depende do povo deles.. pois pode ser que seja uma estratégia de ganhar respaldo com outros países podendo ajudá-los em situações militares.. Mas pelo menos a população vive tranquila..sem uma preocupação maior,,,, Eles já tem demais com tsunamis e terremotos..

    Henrique
    Henrique
    15 , Julho , 2019 0:53

    Esse Artigo 9 eu nunca tinha ouvido falar. Mas não acho que o Japão comece uma guerra, e tomará que não comecem, é de lá que sai o One Piece…

    Teles Carvalho
    Teles Carvalho
    15 , Julho , 2019 0:53

    Quem deve decidir isso ´é o povo japonês.Esse assunto deve ter surgido com essa questão da coréia do norte,Mas eu sempre achei que fossem os EUA que não permitisse o exército no japão.

    armagripada
    armagripada
    Reply to  Teles Carvalho
    15 , Julho , 2019 18:07

    O problema nao é o povo decidir o problema é convencer o mundo sobre o por que tomou a decisão de manter ou acabar com o artigo, pois um argumento errado poderia abalar a suas “relaçoes publicas”.

    Luan Hottum
    Luan Hottum
    Reply to  Teles Carvalho
    15 , Julho , 2019 18:07

    tbm acreditava qe essa foce a causa da existencia de um exercito de defesa

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares