Uma das grandes controvérsias à volta de Attack on Titan: The Final Season, a 4ª e última temporada da adaptação para série anime do mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) de Hajime Isayama, é a mudança de estúdio de animação. As três anteriores temporadas foram da responsabilidade do Wit Studio (Great Pretender, Kabaneri of the Iron Fortress) e esta última temporada passou para as mãos do estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro).
No nosso canal de youtube já tínhamos especulado esta teoria e vemos agora a Newtype a confirmar que foi o próprio Wit Studio a abandonar o projeto.
Na mais recente edição da Newtype, o produtor Kensuke Tateishi (Attack on Titan, Fire Force, Your Lie in April) revelou que foi abordado pelo Wit Studio durante a produção da 3ª temporada de Attack on Titan e que foi informado que o estúdio queria abandonar a série anime para avançar nos seus planos como criadores de conteúdos, o que acabou por se confirmar com a criação da série anime original Great Pretender.
Tateishi revela então que o comité de produção de Attack on Titan contactou várias companhias para a 4ª temporada, mas que praticamente todas recruzaram, segundo ele dezenas de estúdios afirmaram que não conseguiriam animar a 4ª temporada.
Isto foi igualmente confirmado por Toshihiro Maeda da MBS que afirmou que parte das recusas se deveu também ao cronograma de lançamento da 4ª temporada.
Tateishi afirmou depois:
Existiu uma companhia que nos pediu tempo para pensar sobre o assunto, o estúdio MAPPA, e decidimos que o Wit Studio estaria confortável com eles a pegarem na série.
A MBS continua no comité de produção desta 4ª temporada e Maeda revelou:
Em termos legais, significa vender os direitos de transmissão primeiro à NHK. É bom para o trabalho. E o facto de que foi permitido à MBS continuar a participar no projeto como resultado de ultrapassarmos esta dificuldade, foi um evento muito emocional.
Tateishi acrescentou:
Fui eu que sugeri trazermos o anime para a NHK, esperando que o máximo possível de pessoas vejam o anime, e penso que seria impensável para a MBS mostrar um anime que fundaram e produziram numa estação diferente (risos). Talvez não por vontade própria, mas estou muito grato pela NHK e a MBS chegarem a um acordo.
A direção de Attack on Titan 4 é de Yuichiro Hayashi (Dorohedoro, Kakegurui XX, Garo the Animation, PES: Peace Eco Smile), o estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro) substituiu o Wit Studio (Psycho-Pass, Great Pretender, Kabaneri of the Iron Fortress), o guião é de Hiroshi Seko (autor de Attack on Titan: Lost Girls, Banana Fish, Mob Psycho 100, Vinland Saga), o design de personagens é de Tomohiro Kishi (My Little Monster, 91 Days). Hiroyuki Sawano está de volta para compor a música, ao lado de Kohta Yamamoto (Blue Exorcist: Kyoto Saga, The Seven Deadly Sins: Revival of The Commandments).
Isayama começou a serializar Attack on Titan em 2009, quando tinha 23 anos de idade. É a primeira e atualmente única série em que ele trabalhou. Anteriormente noticiámos que a Warner Bros. vai produzir uma adaptação para filme live-action.
Ótima decisão, sem ela muito provavelmente não teriam produzido Great Pretender e convenhamos, Great Pretender é oceanicamente melhor que SnK.
“Tateishi revela então que o comité de produção de Attack on Titan, contactou várias companhias para a 4ª temporada, mas que praticamente todas recruzaram, segundo ele dezenas de estúdios afirmaram que não conseguiriam animar a 4ª temporada.”
Esse trecho do artigo confirma, o que eu pensava antes,que os custos e tempo de produção da serie eram grande demais e o retorno financeiro pouco ao estudio.
Levou um mes aquela cena de perseguição do levi
Hum então o bagulho de focar em originais era verdade, mas nunca vou me conformar nos caras terem feito isso na última temporada kkkk, era melhor ter largado na primeira que foi em 2013 aí na segunda temporada que foi só em 2017 poderia ser feita com outra staff aí era só continuar até o final.??
Isso é preocupante.
Ou o studio já estava com muitos projetos em curso ou o valor que ofereceram foi bem abaixo que eles queriam. E fora tbm o tempo de entrega tbm, pois se eles queriam que fizesse o anime até uma certa dada tal e o studio não tinha condições ou não queria fazer nesse prazo tbm. E vimos esse ano que eles estão com pressa de lançar a 4°temp, que tanto que vai sair só no final da temporada kkkk
O anime em si era bem caro e custava tempo,se lembre que a cena de perseguição do levi levou um mes para ser concluido e os custos disso deve ter sido bem caro.
entendo perfeitamente por que o wit largou shingeki, se pelo menos a prodcution ig ajudasse os caras com alguns dos seus animadores, seria bem possível que o wit produzisse essa última temporada, mas a production ig só queria saber do dinheiro e o wit ficava com todo o trabalho pesado.
vc culpa o estudio,sendo que a serie nunca deu retorno financeiro ao estudio produtor,que resolver priorizar os seus projetos originais que são investimento que da um grande retorno.
e quem disse que eu culpo o wit? eu só estou dizendo que a culpa é da production i.g que fundou o wit studio só pra ele trabalhar com shingeki e prestava a mínima assistência possível na produção. o wit é um estúdio muito pequeno, e por isso ele precisaria de muita ajuda para fazer um anime de ação fluída como é shingeki. essa ajuda deveria ser da production i.g já que o mesmo faz parte do comitê de produção de shingeki e recebe muito dinheiro por ele.
Cara ,vc culpou o production i.g,por não ajudar a sua subsidiaria na animação da serie,mas é como falei no comentario anterior.
Attack on Titan não rendeu ao estudio lucro e por isso que abandonaram o SNK e se focaram em um projeto original como Great pretender que acabou fazendo um baita sucesso na Netflix.
E tbm no artigo mesmo ,está explicito que vários outros estudios foram contactados e recusaram a animação.
cara, o estúdio só lucra muito com um anime, se ele for original, ou se o estúdio fizer parte do comitê de produção do anime. todos os estúdios que são contratados para fazer um anime, só recebem o dinheiro referente a produção do anime; em relação á vendas de dvd/bd, audiência, produtos licenciados, streaming, licenciamento; tudo que é arrecadado vai para as mãos das empresas do comitê de produção. foi como eu disse antes, o wit é um estúdio pequeno, que foi fundado pela production i.g só para fazerem shingeki, eu acho que a production i.g – sendo um grande estúdio – poderia ajudá-los com vários animadores experientes, e outras coisas na produção, ao invés de só jogar nas costas do wit e só lucrar em cima.
Na industria ta claro que melhor produzir algo para Netflix e Amazon, que o lucro é maior, tanto que os dois proximos animes da Wit são para Netflix e Amazon.
Será que os comités de produção fazem contratos com os estúdios de animação do género “se animar a 1ª temporada tem que animar pelo menos mais 2”. Era interessante se eles fizessem isso (e secalhar até fazem). De qualquer forma achei a atitude do Wit um pouco irresponsável. Entendo que eles querem ganhar lucro, mas se querem aumentar o nome deles na indústria ao fazer animes originais acho que vai acabar por acontecer exatamente o contrário por terem largado uma das franquias anime mais populares do momento apenas para ganharem mais algum dinheiro. Isto tendo em conta que esta será a ultima temporada, de certeza que não lhes custaria muito ficar com AOT mais um ano.
é triste também alguns animes que foram largados,como SLAM DUNK,Lost Canvas,Soul Eater,Claymore,Beet The Vandel Buster,Black Cat,Noragami e etc.
Eu acho que o estúdio não estava recebendo o valor financeiro que a serie vale e por isso largou o projeto
E imaginar que isso aconteceu justo com Shingeki que é uma série tão popular. Mas será que estúdios como o Bones ou Production I.G recusaram também? Porque eu tenho total certeza que eles teriam capacidade de animar essa série.
Production I.G quem começou a animar a serie na primeira e segunda temporada e ela é a dona do Wit.
Se recusaram,muito por que provavelmente os custos e tempo de produção da serie eram grande e o retorno financeiro pouco.
Esse é o problema de uma serie ter uma animação premium assim,se outro estudio pegar vai ter que manter o padrão e isso complica.
O Wit é da I.G
Muitos estúdios estão com cronogramas fechados por anos, tem isso também.
SNK é um anime muito pesado, por isso que a Wit largou o projeto… acho que só mesmo o estúdio BONES ou Ufotable conseguiria entregar uma temporada final épica…
duvido que a Ufotable pegasse SNK,ele ganham dinheiro com fate mesmo e direciona toda sua staff para a franquia.
Demon slayer foi feita em sua maioria por uma staff tercerizada de outros estudios
é kimetsu no yaiba
Blz, até entendi que a decisão foi do próprio estúdio pra focar em novos projetos e tudo mais, porém não entendo o pq de não esperarem fazer oq querem fazer após a 4ª temporada já que ela será a última? O anime é extremamente popular e com certeza deve trazer um bom ou talvez um ótimo lucro pro estúdio, enfim, pra nós meros mortais essas decisões empresariais são complicadas, ou ao menos pra mim
Popularidade não significa muita coisa para os estúdios… Ufotable mesmo pode muito bem largar Kimetsu no Yaiba se não tiver compensando… mesmo com o sucesso absurdo do anime…
“… pra nós meros mortais essas decisões empresariais são complicadas, ou ao menos pra mim“, a mesma coisa que eu disse pro mod vou repetir aqui, meu negócio mesmo é apenas curtir os animes, esses detalhes empresariais não são pra mim não, o máximo que quero buscar de informação é qual estúdio animará o anime que irei assistir quando lançar kkkkk
dc e marvel atuais são um nojo
Putz que gratuito kkkkk, pq acha isso mano?
“deve trazer um bom ou talvez um ótimo lucro pro estúdio”, não, o
Wit ganha o mesmo quer AOT faça sucesso ou não, eles foram contratados só para animar não recebem dinheiro pelos negócios de licenciamento e transmissão do anime
é snk
Carai cala a boca mlk, qualquer nome vc entende, para de graça
“… pra nós meros mortais essas decisões empresariais são complicadas, ou ao menos pra mim“, o trecho em negrito se aplica muito bem nesse caso. Bom, meu negócio mesmo é assistir aos animes e procurar saber ao menos qual estúdio estará animando o anime que pretendo assistir, pq essa questão de lucro, transmissão, licenciamento e essas coisas não é pra eu entender mesmo kkkkkk
Canais de TV ainda tem tanta influencia sobre a produção de animes, isso não parece que vai mudar tão cedo.