Começo agradecendo pela paciência, eis que a coluna atrasou em um dia essa semana. Vou me esforçar mais para que isso não torne a se repetir. Para ser sincero poderia ter publicado durante a madrugada, mas considerei pouco útil então adiei e aproveitei o tempo para assistir mais alguns animes.
Pois veja você: o problema todo é que estou atrasado com os animes. Assisti nessa semana 34 episódios de 28 animes diferentes, mas lembra-se que semana passada eu já havia atrasado quase todos os animes que estava vendo até então, privilegiando as estreias? Eu deveria ter assistido bem mais do que isso para recuperar o tempo perdido.
E ainda decidi assistir mais duas estreias (Big Order e Magi: Sinbad no Bouken). E ainda me confundi achando que já havia comentado sobre a estreia de Macross Delta semana passada então assisti os episódios 2 e 3 para esse artigo quando poderia estar aproveitando para colocar outros animes mais urgentes em dia.
Enfim. Não consegui assistir alguns animes, outros tantos eu assisti mas ainda estou atrasado, mas ainda assim é a maior versão da coluna “Meu Anime” desde sua estreia! Ainda vou recuperar esse atraso, peço só mais um pouco de paciência, e divirta-se lendo todos os meus comentários para a semana de 11 a 17 de abril e deixe seus próprios comentários na sessão apropriada como sempre e como tem sido tão divertido desde que estreei essa coluna!
Age 12
Episódio 2
Depois do primeiro episódio focado na protagonista Hanabi, o segundo foca em sua amiga Yui. Foi basicamente sobre romance, até mais que o primeiro episódio, mas de um tipo diferente e mais comum na idade que é aquele que envolve essas quase-crianças ainda descobrindo o que é isso, sem compreender direito o que está acontecendo, e mais se machucando do que se entendendo. Bom para Yui e Kazuma que deu tudo certo e eles se acertaram rápido, né?
Nota: ???
Ajin
Episódio 13 (final)
Esse episódio basicamente repetiu a estrutura do anterior, só que ao invés de caçarem o Satou com as forças especiais no meio da cidade e com toda a imprensa de olho, caçaram o Kei com a polícia normal no meio do campo. Foi divertido da mesma forma que o anterior, talvez um pouco menos. No geral, Ajin tem um mundo interessante, uma boa ideia, mas personagens que não agradam e um conjunto de episódios no meio do anime que foram muito chatos por acompanharem várias linhas de enredo ao mesmo tempo sem que nada substancial acontecesse – isso em particular provavelmente é resultado do anime para TV ser remix de uma versão originalmente para o cinema.
Nota: ???
Assassination Classroom 2
Episódio 14
Como fiquei triste com a traição da Kayano! Sendo um mangá serializado e de longa duração, não duvido que tenha sido uma ideia que o autor teve durante o desenvolvimento, talvez já em cima da hora até, o que explica a sensação de que foi algo que aconteceu do nada, sem explicação, sem motivo. O anime até dá uma explicação, e aproveita essa explicação para dar um gancho para a história do Professor Koro, mas a sensação estranha permanece – é uma explicação posterior, afinal. Porém, senti que a minha tristeza pela Kayano foi sentida também pelos personagens, é como se ela também fosse minha amiga, minha colega, tanto quanto deles, e esse vínculo emocional compensa por eventuais furos de roteiro.
Nota: ???
Bakuon!!
Episódio 2
Episódio meio chatinho né? As piadas ainda estão engraçadas, as personagens são legais, mas aquela história de moto falante me tirou do clima. Bakuon vai ser só uma série de piadas nonsense envolvendo colegiais e motos? Acho que sim. Que sejam boas piadas pelo menos.
Nota: ???
Big Order
Episódio 1 (estreia)
Esse troço parece bem esquisito e trash. Não boto fé que vá ser especialmente bom não, mas deve ter um punhado de gore ali, uns personagens loucos aqui, uns poderes interessantes e táticas de batalha acolá, e é isso. O que mais esperar do autor de Mirai Nikki?
Nota: ???
Bungou Stray Dogs
Episódio 2
Não aconteceu nada no episódio inteiro, digo, nada relativo a investigações ou coisas sobrenaturais, foi só um episódio para convencer o protagonista a entrar para a agência. E até isso o anime conseguiu fazer parecer especialmente divertido. A história de verdade deve começar no próximo.
Nota: ???
Concrete Revolutio 2
Episódio 2
Que triste destino para as Angel Stars, hein? Uma crítica à indústria do entretenimento japonesa de hoje em dia através de um anime que retrata uma época passada (e em realidade alternativa). Descoberto o destino dos fumers (e o caráter deles) e é sempre interessante ver a relação curiosa do agora oficialmente procurado Jirou com o Escritório de Super-Humanos (especialmente a Emi e a Kikko) que deveria apreendê-lo. E o que será que o Judas pretende?
Nota: ???
Endride
Episódios 2 e 3
Que horror. É o genérico da chatice, da cafonice, da falta de criatividade. E viu só? O anime realmente se inspirou na Teoria da Terra Oca.
Nota: ?
Flying Witch
Episódio 2
As reações da Chinatsu nesse episódio foram impagáveis! Ela é divertida desde o primeiro episódio, mas nesse ela atingiu o estado da arte de criança fazendo criancisses (ficando assustada, fazendo cara feia pra comida amarga). É um dos animes mais calmos e relaxantes da temporada.
Nota: ???
Gundam Unicorn RE:0096
Episódios 2 e 3
Estarei eu descobrindo o fã de Gundam escondido dentro de mim? Falando sério, assistindo as sequências de ação espetaculares desses episódios e acompanhando os jogos de guerra nos bastidores fiquei louco de vontade de assistir as séries anteriores referenciadas em Unicorn.
Nota: ???
Hai-Furi
Episódio 2
Um episódio que não me deixou respirar por um minuto (nem as garotas descansarem um pouco e comerem)! Hai-Furi para mim é até agora a grande surpresa da temporada. Com o primeiro episódio eu pensava que talvez a instrutura do Sarushima tivesse algo pessoal contra a mãe ou a família da Mashiro, mas no segundo episódio a coisa pareceu mais ampla e talvez a Mashiro seja apenas uma vítima acidental porque era útil tê-la a bordo para dificultar as ações da diretora da academia – qualquer coisa que ela faça pode ser interpretado como privilégio à filha, e ela própria pode acabar acusada de conspiração. Depois de vencer a incrível batalha naval contra as alemãs, o Harekaze recebe um pedido de socorro de ninguém menos que Moeka, a amiga de infância da Misaki e capitã do Musashi. Eu não consigo deixar de pensar que é uma armadilha, no melhor estilo “ela é minha amiga e eu tenho o dever de pará-la”.
Nota: ????
JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable
Episódios 2 e 3
Gosto de Jojo quando as coisas têm consequências! Não que eu esteja feliz com a morte do avô do Jousuke, ele era bem legal, fiquei triste, mas é isso o que significa ter consequências, não é? A história caminha e o arco e flecha responsáveis pelo suposto surto de pessoas com stand em Morioh aparece, e nas mãos de alguém assustadoramente parecido com o Polnareff, só que loiro. Será que o Kouichi ganha um stand? Baixinhos com cara de criança não costumam ter vez em Jojo, mas a esperança é a última que morre. E a personalidade do Jousuke continua me fascinando.
Nota: ???
Joker Game
Episódio 2
E o Sakuma ia mesmo se matar? Ainda bem que para sorte dele ao invés de ver toda a vida passar diante de seus olhos ele viu um insight genial que salvou sua vida e desmascarou o espião. Mas tudo bem, eu posso aceitar que ele seja alguém particularmente inteligente, até porque sua atitude nesse episódio demonstrou isso diversas vezes. Ele só não tinha entendido o jogo antes. Do ponto de vista ideológico gostei de ver o anime se distanciar do militarismo. Embora seja quem é e esteja na posição em que está, o Sakuma consegue enxergar o que está acontecendo de errado. Ele está certo, uma coisa é o orgulho por sua nação, o esforço, o desprendimento pelos seus compatriotas, e outra completamente diferente (embora perigosamente parecida) é a cegueira ideológica. É uma lição que muita gente precisa aprender ainda nos dias de hoje, tornando Joker Game uma obra potencialmente muito relevante.
Nota: ????
Kiznaiver
Episódio 2
O conceito de “pecados” evoluiu: não é que os comportamentos (clichês) em si sejam pecados, o pecado é usá-los como uma máscara para ocultar algo que os personagens jamais admitiriam. Todo o resto é firula visual, técnica e poética para dar tensão às declarações de seus mais profundos segredos. Estou achando bem interessante, mas ainda tá com cara de ser apenas introdução.
Nota: ???
Kuma Miko
Episódio 3
Ok, oficialmente Kuma Miko é um anime sujo. Não é tão sujo a ponto de atender taras de virjões de plantão da internet, mas é sujo a ponto de incomodar quem queria assistir um anime bobo só para relaxar. A primeira esquete do episódio é engraçada, tirando a motivação incompreensível da Machi. Por que ela está tão neurótica com peso? Ela é minúscula, magra, e pela idade a menos que tenha algum problema hormonal é difícil engordar – e muito fácil perder peso sem nem precisar se esforçar especialmente para isso. A segunda esquete foi mais engraçada e mais fofa também, exceto pelo pervertido imperdoável do Yoshio. Aquilo não é engraçado, não faz sentido, é um lixo. Não era a “intenção” dele, mas quando a piada é uma cena esteticamente semelhante a um estupro, com a garota chorando e pedindo pra ele parar, não apenas não tem graça como se torna extremamente de mau gosto. Kuma Miko é engraçado, a Machi é fofa e engraçada, o anime tem bons momentos, mas é sujo. Se ainda não decidiu se deve assistir leve isso em consideração.
Nota: ??
Kuromukuro
Episódio 2
A história do samurai não me comove, a colegial medrosa apenas me irrita, mas os pequenos momentos de humor bem posicionados e a competente animação das cenas de ação compensam em parte a falta de conteúdo. Pena que os mechas são bem feinhos.
Nota: ???
Kyoukai no Rinne 2
Episódio 2
Esse formato, dividindo o episódio em duas esquetes diferentes, ficou bem melhor. Espero que mantenham, mas meio que tenho certeza que não manterão, a Takahashi não é muito adepta de arcos curtos. Acho que identifiquei mais alguns defeitos em Rinne que o fazem fracassar mesmo sendo semelhante a outras histórias da mesma autora, mas como gostei desse episódio deixo para comentá-los em um outro artigo de um outro episódio que eu venha a gostar menos.
Nota: ???
Macross Delta
Episódios 1 (estreia), 2 e 3
Não tem absolutamente nada demais, o zoológico de diferentes criaturas (racionais e irracionais) deve apelar apenas para os fãs da franquia, é um festival de clichês para todos os lados que nem tentam disfarçar, e a animação é ruim exceto nas cenas de ação (e mesmo nelas é apenas ok). Mas os protagonistas têm carisma e é divertido vê-los superar seus desafios, ainda que seja tudo claramente sem sentido nenhum. O primeiro episódio foi uma introdução bem mais ou menos do cenário e uma forma bem forçada de unir os protagonistas, e os dois episódios seguintes serviram para que cada um deles passasse em seu respectivo “teste final” (ela como cantora na Walküre, ele como piloto no Esquadrão Delta). Os dois ainda são bem ruins comparados aos seus colegas mas têm um “poder oculto” que só liberam quando trabalham juntos. É clichê assim.
Nota: ???
Magi: Sinbad no Bouken
Episódio 1 (estreia)
De Magi eu só assisti a primeira temporada do anime. Em outras palavras: eu boiei completamente em quase todas as referências do episódio. Mas no geral deu pra entender: a guerra é estúpida e coisa e tal. Embora me pareça muito mais estúpido que homens saudáveis exijam tão doentiamente que um homem inválido vá para a guerra enquanto eles próprios ficam escondidos tremendo de medo em casa, passando fome e sofrendo todas as agruras do aperto imposto à nação pela guerra. Pacifismo, defender os seus, e … aventuras. É, talvez as aventuras sejam divertidas, é com isso que estou contando.
Nota: ??
Mayoiga
Episódios 2 e 3
Agora Mayoiga está totalmente com jeito de suspense/horror trash de adolescentes presos no meio do mato. É um mais louco que o outro, ninguém acredita na mocinha e até o protagonista que tenta defendê-la na verdade não acredita nela – e quando ela percebe isso fica bastante irritada. Primeiras tentativas de assassinato e o mais importante: o primeiro cadáver! Isso aqui vai ser muito divertido!
Nota: ???
My Hero Academia
Episódio 2
Continua bastante genérico, mas esse episódio pelo menos foi divertido. Genericamente divertido, mas ainda assim divertido. Não é o suficiente para eu torcer por ninguém ali (exceto no calor do momento, e olhe lá), não é o suficiente para eu ficar ansioso pelo próximo episódio, não é o suficiente para eu me importar, mas é o suficiente para eu ficar feliz sentado enquanto assisto e me sujo todo de pó de Doritos e arroto Coca-Cola.
Nota: ???
Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu
Episódio 2
Ufa, pelo menos ele percebeu rápido nesse episódio! Não sei o que eu faria se o protagonista continuasse burro. Quero dizer, ele continua burro, a cadeia de ações dele não é exatamente a mais inteligente. E mesmo assim dá certo! Sabe o que isso significa? Isso mesmo. O Protagonismo é forte nesse garoto! Mas em um episódio de duração normal e com ação decente e diálogos um pouco melhores que os do episódio anterior se tornou um anime, vá lá, interessante apesar de todos os defeitos.
Nota: ???
Shounen Maid
Episódio 2
Ser forçada a casar com quem não ama! Ai esses problemas de gente rica com quem eu absolutamente não me identifico… bom, na sociedade japonesa normal mesmo acredito que casamentos arranjados e a pressão para que as filhas casem ainda são razoavelmente comuns, então daí que seja um tema popular na cultura. Para mim não quer dizer nada. Pelo menos é uma personagem engraçada. Gostei mais dos amigos do Chihiro. Aceitaram bem fácil a nova situação dele, e se preocupam de verdade com o amigo. Eu esperava que fossem zombar dele por causa do uniforme, mas que nada. Quem sabe um pouco no futuro? Se bem que o Madoka já zomba tanto (mesmo que às vezes seja sem querer) que poderia saturar a piada.
Nota: ???
Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
Episódio 2
Esse provavelmente é o anime mais relaxante da temporada. Não sei, a concorrência entre ele e Flying Witch está apertada, com a bruxa concorrendo mais como slice of life e Tanaka-kun mais como comédia leve. Você assiste os dois? Qual prefere? Uma nova personagem foi apresentada e pelas animações de abertura e encerramento há várias outras ainda. Típica comédia escolar com toneladas de personagens.
Nota: ???
Terra Formars Revenge
Episódio 3
Os russos deveriam se aliar aos chineses, mas por algum motivo que não compreendo se recusam. Parece ter a ver, pelo menos em parte, com as convicções de seu líder. Com isso eles salvaram os protagonistas mas agora estão em uma situação terrível depois de lutarem muito bem no começo. Não ajuda que o líder chinês seja predador natural do líder russo.
Nota: ??
Twin Star Exorcists
Episódio 2
Que líder maluco os exorcistas têm. E que sentido faz uma organização tradicional, em um país tradicional, ter um líder tão jovem quando a maioria de seus membros é tão velho? Bom, é tudo piada, né. Fazer o casal protagonista lutar pode parecer pouco criativo mas na verdade foi bastante interessante e se pode argumentar que inteligente: de que outra forma os demais exorcistas iriam saber o verdadeiro poder do Rokuro? E declarar os dois noivos no meio de tanta gente importante funciona como um forte fator de constrangimento para evitar que eles se recusem também. Eles ainda devem tentar se opôr, mas não conseguiram fazer isso no primeiro instante e agora todo mundo conta com isso, é o que importa.
Nota: ???
Unhappy!
Episódio 2
Então a escola tem um mascote bizarro, é? Bom, não tenho muito o que dizer. Foi bastante engraçado e estou aguardando que as outras duas personagens sejam apresentadas logo, elas parecem divertidas também.
Nota: ???
Ushio & Tora
Episódio 29
Um episódio de construção de enredo, de passar uma tonelada de informações pro espectador para que a história possa dar passos mais largos em direção ao fim. Que Ushio & Tora consiga fazer isso ao mesmo tempo em que exibe uma bela sequência de lutas é um mérito e tanto.
Nota: ????