Segundo o livedoor.jp o reconhecido diretor Hayao Miyazaki revelou num programa de rádio na véspera da Ano Novo que mudou de ideias e já não planeia retirar-se da produção de filmes.
O staff do Studio Ghibli respira agora de alivio mas Miyazaki não se livrou das criticas de muitos fãs nipónicos que o acusam de falta de respeito e de sempre que lança um filme que se torna popular anunciar a sua “reforma” só para o promover ainda mais. Afinal de contas esta é pelo menos a 7ª vez que Miyazaki anuncia a sua “reforma”.
A primeira vez que ele anunciou que se ia retirar foi em 1986 após o filme Laputa: Castle in the Sky seguindo-se 1992, 1997, 2001, 2004, 2008 e agora 2013.
O diretor de 72 anos é conhecido por obras como Laputa: Castle in the Sky, O Meu Vizinho Totoro, Kiki’s Delivery Service, Porco Rosso, A Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, Howl’s Moving Castle, Ponyo e agora The Wind Rises.
A Viagem de Chihiro continua a ser o filme que mais lucro gerou nas bilheteiras japonesas 12 anos após a sua estreia em 2001. Ganhou o Óscar para melhor filme animado em 2003.
tomara que ele continue trabalhando e nossa a A Viagem de Chihiro marcou minha infância *–*
Posso parecer cruel e egoísta falando isso, mas eu espero que ele continue trabalhando até morrer e tomara que viva “muito muito muito mesmo”.
O Justin Bieber aprendeu com este senhor.
Mas no caso do Biba… opa quero dizer Bieber, ele já devia ter se retirado já faz muito tempo. Um viva pra quem quer vê-lo em baixo de 7 palmos… o/