O sponichi e várias agências noticiosas japonesas estão a noticiar que a polícia de Shinjuku chegou à conclusão de que o estúdio de animação A-1 Pictures (Sword Art Online, Magi) provocou a morte de um animador que se suicidou em 2010.
O caso desenrolou-se à volta de um homem de 28 anos que trabalhou a tempo inteiro para a A-1 Pictures de 2006 a 2009. A polícia de Shinjuku confirmou que o homem trabalhou centenas de horas extras por mês o que o levou ao suicídio.
Em 2010 o homem despediu-se do seu emprego depois de sofrer de uma grave depressão tendo nesse mesmo ano cometido suicídio, o que levou a sua família a contratar um advogado e acusar a A-1 Pictures de “karoushi”, um termo japonês que significa morte por excesso de trabalho.
Os registos hospitalares revelam que ele chegou a trabalhar 600 horas num mês e a polícia confirmou que nos meses anteriores ao diagnostico de depressão ele trabalhou 100 horas a mais em cada mês. A família afirma que a realidade era bem pior e que posts online dele sugerem que ele começou a sofrer de depressão em 2008 e que tinha de trabalhar por mês entre 134 a 344 horas extra. Ele chegou mesmo a passar uma semana no estúdio onde dormia e trabalhou 3 meses sem folgas.
Embora a polícia não tenha dado como provadas todas as acusações da família, chegou no entanto à conclusão de que foi o excesso de trabalho que provocou o trágico desfecho.
A família afirmou que “Ele amava anime e trabalhava fervorosamente – desejamos que nada semelhante ocorra num estúdio de animação no futuro“.
A A-1 Pictures veio afirmar “o veredicto da polícia foi inesperado e como não sabemos como eles chegaram a essa conclusão, não podemos comentar“.
O homem era coordenador de animação e trabalhou em títulos como Kannagi e Ookiku Furikabutte.
As companhias japonesas são conhecidas por explorar o horário extra laboral dos seus trabalhadores e os estúdios de animação são dos casos mais conhecidos pelos seus excessos. Com o apertar das regulamentações e para fugir às leis japonesas, muitos estúdios para cumprir datas de lançamento começaram a subcontratar estúdios sul coreanos onde as leis são menos rígidas e os salários menores.
600 horas em um mês ? que isso cara.
Se era pra morrer por trabalho forçado, que fosse na Shaft ou MadHouse :v
Muito mau…
Triste isso e sabendo que é uma grande empresa com grandes sucessos é meio difícil de acreditar,mas se essa for realmente a verdade.
e tem gente q ainda reclama do brasil!! :/
Nossa…
O homem deve ter ficado doido. =(
Alguém sabe qual era o nome dele?
isso é bem…acho q desumano mesmo n tem outra palavra
“Os registos hospitalares revelam que ele chegou a trabalhar 600 horas num mês”
E uma semana tem 720 horas. Eles trabalhava 20 horas e dormia 4…
Cara, onde uma semana tem 720 horas ?
Uma semana tem 168 horas.
Oda-sensei e varios mangakas chegam a dormir 3-4 horas quando esta perto do prazo para entregar o mangá.
Dormir 3 ou 4 horas e trabalhar 20 para cumprir um prazo não é nenhum feito. Passa a sê-lo quando se torna uma rotina durante um mês.
Alguns são rotina(Oda-sensei etc…) outros apenas perto do prazo(Inoue-sensei etc…)
E outra os Mangakas trabalham a anos sem férias,Toriyama trabalhou por 15 anos,Oda trabalhou por 16 e continua trabalhando,Akimoto Osamu faz quase 40 anos que tem um mangá semanal etc…
Nós não percebemos mas muitas pessoas trabalham muito e exageradamente(na maioria das vezes não recebendo o que merece pelo esforço)para que a cultura Otaku seja o que é.
Nossa que loucura.
Realmente se for verdade a A-1 foi muito desumana.
Bem-vindo ao Japão
Cara, quase todos os estúdio fazem isso. Alias, boa parte das empresas sugam o tempo mesmo dos funcionários, não é a toa que o Japão tem a maior taxa de suicídio do mundo.
Verdade cara vc falou tudo.Realmente e uma pena que isso aconteça.
não pode ser >.>
Vou ser bem neutro a esse post e conservar minhas opiniões pra min mesmo não quero entrar em discussão com outras pessoas! mas para não ser vago e pagar uma de esquerdista…
Espero que a família do animador ganhe a causa se realmente ela estiver certa!
Eita, mil tretas mano. Esse negócio de exploração no trabalho é foda mesmo, credo, e olha que é Japão, imagina la na China que tem casos de abuso piores ainda.
Duvido Nada. quem sofre tb é Mangaká
coitado cara, isso é desumano =/